quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Auto-ajuda

Meu, tava aqui pensando sobre uma febre que toma lugar cada vez maior nesta nossa sociedade um tanto quanto carente e necessitada de ombros amigos.

Nesse mundo de estofados de velcro em frente a televisores com ‘trocentos’ canais, conversas ao telefone, MSN e Orkut, sobre os temas ícones de nossa geração, como desgraças do mundo, novela e sexo (ou ausência dele), onde as grandes realizações de um ser humano são um carro popular ou uma moto na garagem e uma grana pra tomar uma ‘gelada’ no fim de semana, o fenômeno denominado FRACASSO tem se tornado comum na vida das pessoas. Seja na vida social, familiar ou profissional.

Por conta deste fato, aumenta a busca por um conforto maternal. Neste contexto a Auto-ajuda se impõe.

Uma forma que a pessoas acharam para aceitar suas infelicidades e, assim, ficarem satisfeitas com aquilo que são.

É a expressão do conformismo. Uma maneira menos dolorosa de abraçar essa vida que ninguém quer. Disso surgem frases como ‘podia ser pior’, ‘o importante é que estou vivo, com saúde’.

Auto-ajuda aponta em você motivos que exaltam exageradamente a simplicidade, as coisas pequenas e fáceis de conseguir. Assim você se sente realizado por não conseguir nada de mais.

Em uma palavra: Ilusão.

Ilusão da felicidade.

Ilusão do conforto.

Da segurança, da vida melhor.

Com a auto-ajuda você diz “eu sou especial”, “todos são especiais e únicos”.

Isso significa que ser ‘especial’ já não é algo TÃO especial assim. Então, você não é especial.

Não se iluda.

Você é mais um na multidão. E a única coisa que te faz um ser único é o fato de que todo o caminho que você traçou ao longo da sua vida repleta de experiências já vividas por outros, foi feito em época, tempo e ângulo específicos.

Então veja que tudo o que essa terapia fez foi tirar de você a ambição e a força de vontade para melhorar suas condições de existência.

Pois se eu digo que estou mal, alguém me convence que estou bem, eu continuo mal e, por acreditar nesse alguém, não tento mudar, consequentemente, não melhoro.

Pra concluir: você não é especial, e nada vai acontecer se você não se mexer e tirar essa sua bunda preguiçosa do sofá. Pois, se podia estar pior, podia estar melhor também. E afinal, você está vivo e saudável pra quê?

As mudanças que você quer só se realizarão por seu próprio esforço.

Conformismo é uma ilusão.

Auto-ajuda não presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário