domingo, 15 de agosto de 2010

Comparações




Se tem algo que me incomoda são as comparações. Destesto de ser comparado. Pois quando se é comparado a alguém nunca fica-se em situação confortável.


1º Comparado a alguém "maior": Você é um bosta, um nada. Que jamais fez algo relevante ou que valesse a pena. Perdedor.
2º Comparado a alguém "menor": Veja o quanto a desigualdade foi cruel para este ser humano. Você só conseguiu tudo isso, não por mérito, mas porque teve todas as oportunidades que este pobre infeliz não teve.
3º Comparado a alguém "igual": Você não é grande coisa, tudo que você faz ele faz também. Você podia ser mais original.


Não há escapatória.

Odeio comparações e sei que muitos também odeiam, ou melhor, dizem que odeiam.
Pois, quando odiamos algo, logo o afastamos. Se odeia comparações, por que continua fazendo?
E não só com os outros, mas consigo mesmo. Pessoas comparando-se a outros para exaltar o próprio ego, diminuir o outro, equiparar-se ao ídolo, fazer-se de vítima e vai saber o que mais.


Há pessoas que querem mostrar de qualquer forma que são ótimos fisionomistas. A começar do nascimento de uma criança: "É a cara do pai!"
Cala a boca! A criança acabou de nascer, tá toda inchada, com a mesma cara de joelho que todo recém nascido tem. Não se parece com nínguem ainda.
Minha irmã mais velha, ao conhecer alguém, não interessa-se por quem é a pessoa, e sim com quem parece-se: "Ela é a cara de fulano de tal".
Porra, meu! Que diferença faz?
Você não destaca-se por perceber que uma pessoa é parecida com outra, isso todo mundo nota. No máximo você chama atenção por ser imbecil o suficiente pra falar isso toda hora.

Se você se utiliza de comparações para provar qualquer coisa que seja, isso só mostra o quão grande é sua incapacidade. Se não compará-se a outro seu trabalho não é reconhecido, o outro é destaque e você não, salta a vista o quão distante você está do seu ídolo e todo mundo, inclusive você, nota a sua responsabilidade e culpa de tudo que acontece na sua vida. Ou seja, você é um incompetente, não consegue fazer nada por si mesmo, precisa sempre do outro para fazer uma comparação e forjar um possível "sucesso".

Tá na hora de criarmos vergonha na cara e assumir-mos a responsabilidade por nossa vida e nosso mundo.

2 comentários: